quarta-feira, 25 de outubro de 2017

AS MANEIRAS MAIS INSPIRADORAS PELAS QUAIS A HUMANIDADE RESPEITOU A NATUREZA 
EM 14 IMAGENS

          A Terra é o lugar magnífico que chamamos de lar. É nosso dever tratar a natureza com amor e respeito, além de manter a sua beleza e saúde o quanto pudermos. Mas, apesar de isto ser um desafio para a humanidade como um todo, é possível começar com algo relativamente modesto — plantar uma árvore, por exemplo, ou pelo menos não cortar as que já cresceram.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL JÁ APRENDE SOZINHA A SER INVENCÍVEL
 O jogo go é o campo de treinamento do cérebro da máquina.

Novo algoritmo do Google não precisa do conhecimento humano e sinaliza que este pode inclusive atrapalhar
É só um jogo de mesa. Mas o tabuleiro do jogo Go (Weiqi ou Baduk), um complexo xadrez oriental, é o terreno escolhido para explorar as fronteiras da inteligência artificial, que no futuro poderão ajudar a “resolver todo tipo de problemas prementes do mundo real”, nas palavras de Demis Hassabis, líder do Google DeepMind. Essa divisão da multimilionária empresa tecnológica já conseguiu criar um programa, o AlpahGo, que é capaz de jogar go e derrotar inclusive os campeões mundiais, desnudando muitos segredos da mente humana. Agora a empresa foi um passo adiante ao desenvolver um programa capaz de esmagar todas as versões prévias do todo-poderoso AlphaGo, aprendendo do zero e sem ajuda. Uma máquina que se ensina a si mesma, sem exemplos de jogos reais nem intervenção humana, até se tornar invencível. E além do mais conseguiu isso com uma força incomparável, num tempo recorde e consumindo uma quantidade mínima de recursos informáticos.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

PARCERIA: TECNOLOGIA & NATUREZA

 
Pesquisadores usam cada vez mais características de outros seres vivos para elaborar produtos revolucionários, como dobradiças que copiam mandíbulas de cobras e carros que reproduzem as linhas de um peixe
De 8,7 milhões de espécies de seres que se estima viverem no planeta (não contando bactérias e outros microrganismos), apenas uma, o Homo sapiens sapiens, não é sustentável, ou seja, consome mais do que devolve ao ambiente. Todas as outras, de algum modo, estão em equilíbrio com o ambiente. Se não estão, é porque o ser humano ou algum desastre natural interferiu em suas condições de vida. Por isso, a humanidade tem muito a aprender com seus colegas terrestres.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

'NÃO PODEMOS ENSINAR AS MENINAS DO FUTURO COM LIVROS DO PASSADO'

Livro didático com estereótipos de gênero

Em um livro didático na Tanzânia, meninos são retratados como fortes de atléticos, enquanto as meninas parecem orgulhosas em seus vestidinhos de babados. Já na escola primária no Haiti, alunos aprendem que as mães "cuidam das crianças e preparam a comida", enquanto os pais trabalham "no escritório".

sábado, 14 de outubro de 2017

'NÃO TER UMA TATUAGEM FOI MINHA VERSÃO DA REBELDIA': por que as indianas estão se negando a ser tatuadas.

Mulher baiga com tatuagens

Em vários lugares do planeta, fazer uma tatuagem é hoje visto como um sinal de independência, rebeldia e afirmação da identidade. Mas, para mim, a decisão de não me tatuar foi a minha versão da rebeldia, uma afirmação da minha duramente conquistada independência. Era minha maneira de dizer: "Eu não vou andar na linha".

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

DEMOCRACIA LIMITADA
     
Capitalismo e Política 


(primeira parte):


A CORRUPÇÃO

polvo

 

Nas democracias burguesas a instituição da representação adquiriu um fim em si mesma. Ao invés de se escolher representantes para servirem como meio para o exercício do poder de toda a sociedade, a democracia se diluiu na escolha de representantes , não são os cidadãos que exercem a soberania, mas uma aristocracia com o nome de democracia. Nesse modelo de sistema político, os setores sociais que conseguem controlar os representantes eleitos são os que realmente detêm a soberania. Uma vez que esse controle é exercido geralmente por quem tem mais dinheiro.