O “SEMINÁRIO VIRTUAL NACIONAL: DESAFIOS DA EDUAÇÃO PARA O SÉCULO XXI” é promovido pelo Instituto Veritas (www.institutoveritas.net). O Instituto Veritas é uma instituição de formação continuada fundada em 1994. Desenvolve suas atividades em âmbito nacional por meio de cursos de formação continuada a distância, semi-presencial e presencial nas áreas de Educação, Ciências Humanas e Administração.
Sediado na cidade de Ascurra, no Estado de Santa Catarina, o Instituto Veritas articula em torno de sua proposta educacional rede pesquisadores doutores e mestres comprometidos com a pesquisa e com a atividade intelectual de interpretação dos desafios educacionais em curso na atualidade.
JUSTIFICATIVA
- de 7 palestras.......................................................... 70 horas/aula
JUSTIFICATIVA
O contexto de mundo em curso é marcado por profundas transformações políticas, sociais, econômicas e culturais. Compreender a dinâmica destas transformações, sua incidência nas formas de vida dos indivíduos, das instituições e das sociedades contemporâneas apresenta-se como desafio urgente e necessário para todo e qualquer ser humano que deseja situar-se no mundo e participar ativamente de sua construção.
Participar deste contexto de mundo requer reconhecer oportunidades e potencialidades que se apresentam em intensidade a partir dos avanços científicos, tecnológicos que alteraram nossas percepções de tempo e espaço. A internet, os inúmeros meios e aplicativos de comunicação à nossa disposição transformaram o mundo numa aldeia global. Tais avanços e dispositivos aproximaram povos e culturas, bem como permitiram constatar a multiplicidade e as diferenças de visões e percepções presentes no mundo. Ainda nesta direção, tais transformações alteraram formas de produção (trabalho) e de consumo, que incidem sobre as relações entre capital e trabalho, entre os seres humanos e, entre o humano e o meio ambiente.
Por outro lado, no bojo destas transformações apresentam-se paradoxos, contradições e intolerâncias. No plano político mundial apresenta-se uma tendência antiglobalização e a proliferação de discursos nacionalistas que se manifestam de forma clarividente em comportamentos xenófobos em relação aos refugiados. Proliferam ações de grupos terroristas como forma de protesto e reivindicação de reconhecimento de suas singularidades frente a tendência de homogenização econômica e cultural promovida pela financeirização global vigente. Esta em curso desde 2008 uma crise econômica mundial que acirra as tensões em âmbito nacional e internacional. O desemprego apresenta-se como ameaça cotidiana à qualidade de vida e a sobrevivência de indivíduos e comunidades. No plano social constata-se o avanço de uma sociedade individualizada, o que significa reconhecer o esvaziamento da ação política. Ou seja, na dinâmica da sociedade individualizada os indivíduos canalizam suas energias para as questões privadas, demonstrando desinteresse pelas questões públicas. Destaque-se ainda que no plano social proliferam práticas de violência de gênero, de homofobia, de preconceitos, entre outras situações desta natureza.
É neste contexto que se apresenta a importância deste “SEMINÁRIO VIRTUAL NACIONAL SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI”. Trata-se de refletir os desafios que o atual contexto de mundo apresenta à educação. Estamos diante de cenários que exigem nossa compreensão urgente, para que saibamos dizer algo encorajador às crianças, aos adolescentes, aos jovens. Este é o desafio da educação no século XXI: “Que “Auschwitz não se repita” (Theodor Adorno).
02. Objetivo Geral
Oportunizar o debate sobre possíveis desafios educacionais para o século XXI como possibilidade de ampliar a compreensão em torno da urgência e da necessidade de constituição de proposta educacional suficiente aos desafios humanos e sociais do tempo presente.
03. PROGRAMAÇÃO
O “SEMINÁRIO VIRTUAL NACIONAL DESAFIOS DA EDUAÇÃO PARA O SÉCULO XXI” disponibiliza para os interessados oito palestras e cinco GTs para apresentação de pesquisas e trabalhos.
PALESTRAS
01. UMA EDUCAÇÃO PARA O ALÉM DO HOMEM: ELEMENTOS PARA COLOCAR EM JOGO A PERSPECTIVA EDUCACIONAL DE NIETZCHE
Dr. Sandro L. Bazzanella
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1989), mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) e doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular de filosofia da Universidade do Contestado na graduação no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de filosofia, atuando nas seguintes áreas temáticas: História da filosofia, filosofia política e ética, técnica, Estado e biopolítica.
02. CAPITAL SOCIAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Dr. Walter Marcos Knaesel Birkner
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (1992), é mestre em História Política do Brasil pela Universidade de Brasília - UnB (1996) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004). Faz Pós-doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional de Blumenau - FURB (2016). É professor do Centro Universitário UNIFACVEST, em Lages-SC. É também consultor-sócio do Instituto de Pesquisa, Asses. e Consultoria de Blumenau - IPAC, consultor do Instituto Bras. de Adm. Municipal - IBAM e do Instituto Veritas de Educação-SC, além de avaliador do Instituto de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira - INEP.
03. KANT E A EDUCAÇÃO PENSADA COMO UM AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DAS DISPOSIÇÕES NATURAIS CONFORME A UM FIM
Doutorando Leandro Rocha
Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013 – 2017), com estágio de doutorado na Kant Forschungsstelle der Johannes Gutenberg - Universität Mainz, Alemanha, tendo como tema a noção de sentimento de vida em Kant. Atuou como professor na UnC e com EaD na Unisul. É especialista em filosofia kantiana, percorrendo do período pré-Crítico ao Opus Postumum. Tem interesse em abordagens que tratam de uma filosofia do corpo. Desenvolveu pesquisas na área de metafísica, em especial sobre o prazer a partir de abordagens de antropologia filosófica, de estética filosófica e de metapsicologia.
04. EDUCAÇÃO SUPERIOR, SOCIOLOGIA, CIÊNCIA POLÍTICA, INTERDISCIPLINARIDADE
Dr. Everaldo da Silva
Possui sólida formação acadêmica em Ciências Sociais, Mestre em Desenvolvimento Regional e Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro integrante do Banco de Avaliadores Ad Hoc do Inep/MEC. Avaliador Ad Hoc de Projetos da FAPESC. Avaliador Ad hoc de Projetos cursos de Pós-graduação - FUMDES da SED/SC. Atua no Ensino Fundamental e Médio. Experiência profissional no setor bancário. Atuou como Gestor Acadêmico e Pesquisador Institucional de Instituições de Ensino. Professor em cursos de graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Líder dos Grupos de Pesquisa em Grupo de Pesquisa em Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica (UFMA) - (CNPq); Grupo de Pesquisa em Educação Interdisciplinar, Inovação e Sociedade - GEIDS. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Editor de Revista Científica, com experiência na editoração eletrônica de periódicos científicos. Também tem formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Consultor e professor autor de livros e materiais didáticos de cursos presenciais e de EAD. Tendo experiência profissional nas áreas relacionadas a socioeconomia e a sociopolítica do desenvolvimento.
05. OS FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA DE PAULO FREIRE NO PENSAMENTO NACIONALISTA DESENVOLVIMENTISTA DE ÁLVARO VIEIRA PINTO
Dr. José Ernesto de Fáveri
Possui graduação em Pedagogia e Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1980), mestrado em Educação: Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau (1995), com pesquisa teórico-prática sobre a concepção de educação libertadora de Paulo Freire. Doutorado na área da Educação: Fundamentos da Educação pela USFCar(2006). Tese sobre o pensamento filosófico de Álvaro Vieira Pinto. Atualmente realiza atividades de docência, pesquisa nas áreas da educação, filosofia, desenvolvimento nacional e regional na UNIDAVI. Tem se ocupado com estudos avançados sobre o pensamento filosófico brasileiro de Álvaro Veira Pinto, tendo resgatado manuscritos e obras inéditas sobre o referido pensador, bem como tem publicado obras sobre o referido pensador. Ocupa-se também a compreender criticamente a natureza e finalidade do movimento colonialista filosófico do país. Nesta perspectiva atua nas áreas de: História, filosofia geral e aplicada, antropologia, ética, epistemologia, educação, desenvolvimento nacional e regional. A perspectiva da produção científica a médio prazo serão lançadas três obras: a) Ética e sustentabilidade; b) O perfil histórico da educação e do ensino; c) A crise social do conhecimento; d) Os elementos para pensar a inovação sustentável. Por fim, tenho um acervo completo de obras ainda inéditas sobre o pensador Álvaro Vieira Pinto aguardando financiamento para publicá-las na forma de OBRAS COMPLETAS.
06. A FILOSOFIA DA DIFERENÇA E A EDUCAÇÃO!
Dr. Wellington Amorin
Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009). Curso Superior de Tecnologia em Construções Militares(1993). Dirige no nível tático, operações militares em situações de paz, crise e guerra em qualquer ambiente terrestre. Elabora croquis para a área de operações militares, para reconhecimento do terreno, para segurança e defesa de instalações militares e para proteção de instalações de infraestruturas críticas. Estabelece as etapas dos processos construtivos e chefia pessoas em construção de estradas, em construção e lançamento de pontes, em tratamento e a purificação de água, em remoção, neutralização e destruição de minas e munições falhadas. Fiscaliza a manutenção de vias terrestres em operações militares. Esquematiza a execução e coordena grupo de pessoas técnicas de construções aplicadas às operações de combate, manutenção da ordem e apoio à Defesa Civil. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação. Atualmente professor Adjunto III DE da Universidade Federal do Maranhão. Membro e sócio individual da Casa do Poeta em Praia Grande/SP. Professor do Mestrado de Ética e Epistemologia da Universidade Federal do Piaui. Professor do Mestrado de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Professor colaborador do Instituto Véritas. Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica. Pesquisador dos Grupos: a) Investigações em Poéticas Visuais (UNESPAR). b) Memória, subjetividade e subjetivação no pensamento contemporâneo; c) Ética, cidadania e sustentabilidade (IMED); d) Educação Interdisciplinar, Inovação, Desenvolvimento e Sociedade - GEIDS; e) Grupo de Estudos e Pesquisas em Historiografia Brasileira f) Centro Brasileiro de pesquisa sobre a teoria da justiça de AMARTYA SEN: Interfaces com direito, políticas de desenvolvimento e democracia. Editor gerente da Revista Húmus - ISSN: 2236-4358 (http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus). QUALIS B1 (DIREITO) - Editor gerente da Revista Cadernos Zigmunt Bauman - ISSN 2236-4099 (http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/index). Experiência na área de Filosofia e Ética. Autores: Hegel, Heidegger, Nietzsche, Kiekergaard, Richard Rorty, Cioran. A ênfase está nos seguintes temas: Contingência, Ética, violência, Estado, idealismo alemão, racionalização, técnica, dispositivo técnico, niilismo, modernidade e pós-modernidade.
07. A educação na contemporaneidade: instrumento de controle ou ferramenta de libertação?
Dr. Alexandre Assis Tomporoski
Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de História Social, História do Contestado e História do Trabalho no Brasil. Atualmente, é professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de diversos cursos de graduação da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas, estado de Santa Catarina, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa em História. É membro do Grupo de Investigações sobre o Movimento do Contestado (GIMC), que reúne pesquisadores de várias instituições brasileiras e possui certificação junto ao CNPq.
08. Educação Econômica: relações do "homo economicus" com a sociedade.
Doutoranda Marilei Kroetz
Possui graduação em economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (08/2006). Cursando doutorado em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa/Portugal. Professora efetiva da UDESC/CEAVI - Universidade do Estado de Santa Catarina - ministrando disciplinas de Economia Básica e da área de Finanças. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, desenvolvimento regional. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional.
GRUPOS DE TRABALHO (GTs)
G1 - A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Este Grupo de Trabalho reúne pesquisas e trabalhos que versam sobre as seguintes temáticas: O percurso histórico do ensino médio no Brasil; Reformas Educacionais e Ensino Médio; A formação proporcionada pelo Ensino Médio; Aspectos da reforma do Ensino Médio proposta pelo Governo Temer.
G2 - CAPITAL SOCIAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Este Grupo de Trabalho reúne pesquisas e trabalhos que versam sobre as seguintes temáticas: Capital social, associativismo, cooperação, confiança, diálogo e civismo como fatores potenciais do desenvolvimento e sociologicamente interpretáveis.
G3 – EDUCAÇÃO E AUTONOMIA
Este Grupo de Trabalho tem por foco a visão de “ser humano” implícita na concepção educacional tanto no que concerne à “natureza humana”, quanto no “perfil final” de ser humano que se almeja ter “formado” após submetido ao processo de educação formal e, nesse sentido, reúne pesquisas e trabalhos que versam sobre as seguintes temáticas: O debate sobre “o que é o homem”; Razão livre e razão instrumental; Relações entre a educação e um uso livre da razão; O debate conceitual em torno de concepções de “liberdade”, de “ética” e de “autonomia”; O processo educacional e a prática refletida da liberdade; Implicações e limites do processo educacional como um auxílio para se alcançar uma autonomia do pensar.
G4 – DIREITO EDUCACIONAL
Este Grupo de Trabalho reúne pesquisas e trabalhos que versam sobre os seguintes eixos temáticos: Direito e deveres dos professores e escolas; Direito e deveres dos alunos e dos pais; Políticas educacionais; e Currículo e avaliação.
G5 – EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA
Este Grupo de Trabalho reúne pesquisas e trabalhos que versam sobre os seguintes eixos te-
máticos: Educação, política e economia; Educação e corrupção; Ideologia e Educação; Escola sem partido; Educação, cidadania e participação social.
CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO
DATA
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AÇÕES
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08/05/2017 à 30/06/2017
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Período de Inscrições
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01/07/2017 à 08/07/2017
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a) Leitura, reflexão e análise por parte do participante do seminário em relação às palestras (textos) escolhidas.
b) Emissão de parecer sobre as palestras (textos) estudadas.
c) Palestrantes emitem seus pareceres sobre as manifestações do participantes do seminário.
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09/07/2017 à 14/07/2017
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a) Período para Palestrantes continuarem a emitir seus pareceres sobre as manifestações dos participantes do seminário.
b) Período para aprofundamento do debate entre palestrantes e participantes do seminário.
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15/07/2017
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Encerramento Oficial do Seminário com as considerações da direção geral do Instituto Veritas.
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04. O que é um seminário virtual
É um conjunto de palestras (reflexões) sobre temas educacionais redigidos por pesquisadores e intelectuais com sólida formação e comprometimento educacional. As palestras são disponibilizadas no site do Instituto Veritas - http://www.institutoveritas.net/detalhe_curso.php?id=101 - para acesso dos inscritos no seminário.
4.1 Como Funciona
a) Os inscritos no Seminário terão acesso às palestras (reflexões) de acordo com o cronograma de realização do seminário.
b) Os inscritos no Seminário lerão os textos no período demarcado e emitirão (via site) seu parecer sobre os temas abordados.
c) Os pesquisadores autores dos textos apresentarão via site suas posições, explicações e aprofundamentos em relação aos pareceres recebidos dos inscritos no seminário de acordo com o cronograma do Seminário.
d) Ao final do Seminário serão certificados os inscritos que participaram com a apresentação de seus pareceres sobre as temáticas nas quais se inscreveram.
04. Das Inscrições
a) As inscrições são feitas via ficha de inscrição no link http://www.institutoveritas.net/detalhe_curso.php?id=101
b) Preenchida a ficha de inscrição e efetivado o pagamento relativo às palestras escolhidas enviar (ficha e recibo de depósito) para o e-mail: seminário.edu.veritas@gmail.com
c) Os interessados poderão se inscrever em todas as palestras ou nas palestras que desejar.
e) Também poderão se inscrever nos GTs (Grupos de Trabalho) aqueles interessados em apenas apresentar trabalhos.
f) Os interessados poderão ainda se inscrever para as palestras e para os GTs.
e) Após a concretização da inscrição o participante receberá instruções para operacionalização da área do site em que suas palestras estarão disponíveis de acordo com o cronograma do seminário.
Observação:
1ª Os trabalhos inscritos nos GTs, aprovados pela Comissão Científica e apresentados conforme metodologia do “SEMINÁRIO VIRTUAL NACIONAL DESAFIOS DA EDUAÇÃO PARA O SÉCULO XXI” irão compor os Anais do evento.
06. Dos Custos para participação no “SEMINÁRIO VIRTUAL NACIONAL DESAFIOS DA EDUAÇÃO PARA O SÉCULO XXI”.
a) Valor unitário das palestras.............. ................................ R$ 50,00
b) Valor total para todas as palestras................................... R$ 350,00
c) Valor unitário para inscrição no GTs ................... .......... .. R$ 20,00
d) Valor total para inscrição de trabalhos em todos os GTs.. R$ 80,00
e) Pagamento parcelado em duas vezes
1. 50% No ato da inscrição
2. 50% Até 12/06.
07. Da Certificação
a) Serão certificados pelo Instituto Veritas os inscritos que participarem efetivamente das palestras nas quais se inscreveram.
b) Serão certificados pelo Instituto Veritas os inscritos para os GTs e que apresentarem seus trabalhos conforme metodologia do “SEMINÁRIO VIRTUAL NACIONAL DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI”.
c) Serão certificados os inscritos para as palestras e que também se inscreveram nos GTs. O Instituto Veritas emitirá certificação específica para as Palestras e a para a participação nos GTs.
d) A verificação da participação se constituirá pelo registro dos pareceres enviados via site do Instituto Veritas.
e) Para os que participarem de todas as palestras o Instituto Veritas emitirá certificado com carga horária de 80 horas/aula
- de 7 palestras.......................................................... 70 horas/aula
- de 6 palestras.......................................................... 60 horas/aula
- de 5 palestras.......................................................... 50 horas/aula
- de 4 palestras ......................................................... 40 horas/aula
- de 3 palestras ........................................................ 30 horas/aula
- de 2 palestras ......................................................... 20 horas/aula
- de 1 palestra............................................................ 10 horas/aula
- de 1 palestra............................................................ 10 horas/aula
08. ANEXOS
Comissão Científica
01. Dr. Sandro Luiz Bazzanella
02. Dr. Walter Marcos Knaesel Birkner
03. Dr. Everaldo da Silva
04. Dr. José Ernesto de Fáveri
05. Dr. Wellington Amorin
06. Dr. Alexandr Assis Tomporoski
07. Dr. Leandro Rocha
08. Doutoranda Marilei Kroetz
09. Ms. Alceu Maciel Júnior
10. Ms. Jonas Fábio Maciel
11. Ms. Vilmar Urbaneski
12. Ms. Luci Damaso da Silveira
13. Ms. Terezinha de Fátima Kcziminiski
14. Mestrando Luiz Eduardo Cani
GTS - ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
Normas para submissão de trabalhos científicos:
a) Trabalho na forma de artigo científico contendo:
Título em Português e Inglês.
Resumo
Palavras-chaves: de três a cinco
Abstract
Key-Words – from three to five
Introdução
Subtítulos
Resultados e discussões
Considerações finais
Referências bibliográficas
b) Características Metodológicas
Tipo de letra: Arial
Tamanho: 12
Resumo. Abstract; Palavras-chave e Key-Words – tamanho 11.
Citações diretas com mais de três linhas recuo de 4 cm
Citações de três linhas no corpo do texto.
Citação (AUTOR, ANO, p.) ao final da citação.
Notas de rodapé: complementares ou explicativas.
c) Número mínimo de páginas – 12
d) Número máximo de páginas – 22
Observações:
1ª Os Trabalhos aprovados e apresentados no evento comporão os anais.
2ª A apresentação de trabalhos será contemplada com certificação específica.
Ficha de Inscrição para Palestras: Clique aqui
Ficha de Inscrição para Grupos de Trabalho: Clique aqui
Ficha de Inscrição para Grupos de Trabalho: Clique aqui
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