SEMENTES E RESISTÊNCIA INDÍGENA PARA QUE
OS PÁSSAROS
E A
MATA VOLTEM.
Indígenas são de extrema importância por sua diversidade cultural e seu
importante papel na conservação da Amazônia.
Na
primeira década do século XXI, o Brasil estava na moda. A imagem desse país que
iludia nossa imaginação estava cheia de praias selvagens, carnaval, futebol,
alegria e muitas aventuras. Eu, uma década antes, fui seduzida pela ideia de
trabalhar com as crianças de rua e conhecer as lutas populares, aquelas com as
quais a América Latina alimentava as utopias de minha geração. Queria
participar da revolução para mudar o mundo! Entrar e conhecer o Brasil das
favelas, da pobreza, da desigualdade extrema foi um choque profundo.
Descobrir
a fome, a violência, o racismo convivendo com a alegria, a resistência tenaz de
pessoas lindíssimas, a solidariedade, e tentar compreender essa complexidade
para colocar um grãozinho de areia ocupou mais de duas décadas da minha vida. E
me fez passar por momentos de grandes satisfações, mas também de profundas
tristezas e indignação.
Dentro desse mosaico continental de
diversidades eu gostaria de falar para vocês do universo indígena. No Brasil
existem atualmente 254 povos indígenas com mais de 150 línguas
diferentes, de acordo com dados oficiais. Quase 900.000 pessoas que representam
apenas 0,47% da população desse país continental. É uma porcentagem ínfima, mas
de extrema importância por sua diversidade cultural, seus profundos
conhecimentos sobre os biomas onde vivem e seu importante papel na conservação
e proteção das florestas da Amazônia. Quando entramos em um desses
universos indígenas, nos damos conta que estamos diante de outra concepção de
vida. Desde 2009 tenho a oportunidade de conviver com os Xavante, da terra
Marãiwatsédé, que quer dizer mata profunda. Localizada no Estado de Mato
Grosso, na região do Araguaia, é objeto de fortes disputas desde 1960.
Todos
sabemos que desde a colonização espanhola e portuguesa os povos indígenas sofreram
perseguições, matanças e epidemias, porque eram tidos como pessoas sem alma. O
projeto nacional era integrá-los (civilizá-los), torná-los brancos, ocupar suas
terras. Os Xavante não foram uma exceção. Expulsos de sua terra, Marãiwatsédé,
pelos grandes latifundiários em 1966, com incentivos da Ditadura que
governava o país, viveram uma difícil peregrinação até conseguir voltar ao seu
território, o que custou a vida de muitos deles atingidos por epidemias como o
sarampo. Mas resistiram e continuam a fazê-lo.
Em 1998, com o apoio de grupos governamentais
e da sociedade civil tanto do Brasil como de outros órgãos internacionais, os
Xavante conseguiram o reconhecimento legal e homologação de uma parte de seu
território, e há somente quatro anos, em 2013, puderam ocupar 165.000 hectares,
com a ajuda de aliados como a ONG em que trabalho ( OPAN, parceria local da
espanhola Manos Unidas no Brasil). Os mais velhos, os sábios, sonhavam que os
Xavante voltariam. Com a liderança de uma daquelas crianças deserdadas dos anos
sessenta que aprendeu a sonhar nos rituais e, transformado em um grande chefe,
lutaram até consegui-lo. Eles mesmo o dizem; o índio não é nada sem a terra
onde estão seus ancestrais. Ter vivido com eles a emoção desse retorno é um
privilégio difícil de esquecer. Emocionava ver o brilho lacrimoso nos olhos de
Zipé, o mais velho do grupo, enquanto enchia suas mãos de terra, sua terra, e
com um sorriso cansado ratificava o sonho Xavante. Mas a luta por suas terras
continua.
Isto posto, nos últimos 20 anos, os intrusos
que ocuparam o território se encarregaram de destruir a maior parte da floresta
para destiná-la à criação de gado e cultivo de soja, contaminaram suas águas
com agrotóxicos e deixaram abandonados milhares de hectares de pasto, que
no período das secas (de maio a outubro) as altas temperaturas e a falta de
chuvas os transformam em um paiol de fogos sem controle. A Marãiwatsédé chegou
a ser considera a terra indígena mais devastada da Amazônia brasileira. Nessa
situação, a vulnerabilidade alimentar teve números alarmantes. Presenciamos desnutrição,
doenças diversas e um considerável número de mortes infantis pela falta de
alimentos adequados. Além disso, na região pode-se ver claramente a existência
de uma violência contra eles por preconceitos construídos historicamente. Uma
pichação em uma placa da estrada que dá acesso ao território sintetiza isso
perfeitamente: “Índio bom é índio morto!”. Mas os indígenas resistem. Desde que
retornaram a sua terra, começaram a trabalhar e procurar ajudas para recuperar
diversas áreas, “para que os pássaros voltem”, dizia em 2009 o cacique Damião
durante uma das primeiras reuniões que tivemos na aldeia, sob os encantos de
uma espetacular lua cheia.
Há
quase uma década, semeia com a ajuda da OPAN e da Mãos Unidas. Plantando em
roças e quintais. É que plantar árvores frutíferas, mandioca, arroz e milho
significa fazer crescer sombras, água, animais, organização e, em última
instância, vida. E, nesse caminho, destacaram-se as mulheres Xavante, que
tradicionalmente colhem sementes.
Com esses apoios, desde 2011 as mulheres
coletoras Xavante aderiram à Rede de Sementes do Xingu, onde diferentes povos
indígenas e comunidades camponesas recuperam a trocam uma diversidade
importante de sementes com o olhar sempre voltado ao futuro melhor para as
novas gerações. Dessa forma, além de garantir a diversidade ambiental nos
territórios e uma pequena renda para suas famílias com a venda de uma parte dos
grãos, ajudam também na recuperação de áreas degradadas na região e ampliam
seus conhecimentos sobre o território atual, difundindo novas possibilidades
para a terra Marãiwatsédé.
“Nós recuperamos a agricultura familiar, que
é o tratamento de sementes e o tratamento de adubo para que a terra esteja
nutrida. [Este trabalho] é de sustentabilidade e muito alimento para a
comunidade. É o sonho da família. Recuperamos os feijões, a abóbora”, afirma,
orgulhosamente, Carolina Rewaptu, cacique e líder do grupo de coletoras.
Um amigo
espanhol me dizia recentemente: “Com a quantidade de recursos que geramos para
a Espanha e com investimentos para o Brasil, não podemos nos dar ao luxo de
fechar os olhos e não ajudar a garantir os direitos humanos e a vida digna para
essas populações.” Sobretudo neste momento político, tão cheio de corrupção,
retrocessos e fascismos. É fundamental reconhecer o importante papel que os
grupos indígenas desempenham para a preservação ambiental, o cuidado da terra e
os recursos naturais, sobretudo em tempos de mudança climática. É preciso que
não se repita a pior história da colonização. São muitas as coisas que
aprendemos com os povos indígenas como os Xavante: o exemplo de suas mulheres
plantando sementes; a coragem de aprender a sonhar para fortalecer a capacidade
de mudar as coisas e sua radical resistência contra a desigualdade e a
injustiça.
Lola Campos Rebollar
integra a Articulação Xingu Araguaia (AXA) e a Operação Amazônia Nativa (OPAN),
organização social local da Mãos Unidas no Brasil.
Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/12/ciencia/1513086682_675302.html
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