terça-feira, 26 de setembro de 2017

 ADEUS AOS INSETOS DA SUA INFÂNCIA

Quase um terço das espécies de ortópteros (como gafanhotos, grilos ou cigarras) está ameaçado, algumas em perigo de extinção.

Há menos gafanhotos, grilos, abelhas e borboletas porque muitas dessas espécies, que polinizam 84% das plantas que servem como alimento, estão ameaçadas.

Há quanto tempo você não vê um gafanhoto no seu passeio de domingo no campo, ouve os grilos da varanda ou vê um vaga-lume numa caminhada noturna em uma estrada rural? A sensação de estar perdendo essa fauna que tantas gerações associam à sua infância é mais do que isso, é uma realidade. E o que é pior, juntamente com esses animais também estão desaparecendo elementos básicos para o sustento de muitos ecossistemas dos quais todos os seres vivos dependem.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

“JAMAIS ACEITE O SEU MUNDO COMO NORMAL, RACIONAL E JUSTO” – UMA ‘CONVERSA’ COM ALDOUS HUXLEY

                                                             Por Camila Nogueira – 24.09.2017.
 A
No plano humano, os homens vivem imersos em ignorância, 
concupiscência e temor. Disto resultam alguns prazeres temporários, muitas misérias duradouras e frustração final”.

Selecionamos, como novo convidado de nossa série Conversa com Escritores Mortos, Aldous Huxley (1894 – 1963), autor, entre outras coisas, de Admirável Mundo Novo, publicado em 1932. Os excertos abaixo foram retirados de três de seus livros: Admirável Mundo Novo, Contraponto e Também o Cisne Morre.

Mr. Huxley, vamos começar nossa entrevista com um dos temas mais recorrentes em sua obra – a ciência. Em muitos de seus livros, principalmente em Admirável Mundo Novo, a ciência assume uma faceta quase, por assim dizer, ameaçadora…

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

GUERRA E DEVASTAÇÃO NUCLEAR, A AMEAÇA VOLTOU.

170714-Nuclear6

Noam Chomsky explica como as provocações militares dos EUA, e a rápida ampliação de seu arsenal atômico, multiplicam o risco de um conflito que dizimaria o planeta.
DISTOPIA 2050


Começou há 33 anos. O monstro pedia mais combustíveis fósseis; não fomos capazes de freá-lo. Então, emergiu a AntiPolítica. Parece tão distante… agora, as crianças já não podem compreender o que eram países, ou sociedades.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

REI DAS ÁRVORES


O Brasil é o país onde se encontra o maior número de espécies diferentes de árvores, de acordo com estudo que reúne dados de 500 jardins botânicos espalhados pelo planeta

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

DEPURAÇÃO GENÉTICA


Cientistas americanos usaram com sucesso uma técnica de edição genética em embriões humanos, o que torna mais próxima a correção de defeitos congênitos antes do nascimento. Mas pensadores alertam: isso poderia criar uma classe social superior.

O casal é apaixonado, jovem e saudável e, claro, quer ter um filho. Como o deseja? Física e mentalmente perfeito, loiro de olhos azuis, ou moreno escuro alto e musculoso, ou talvez uma linda garota descendente de italianos, porém com os olhos amendoados de chinesa? Pois bem, dentro em breve, escolhas desse tipo serão perfeitamente possíveis e, com o inevitável desenvolvimento da tecnologia da engenharia genética, até corriqueiras.

domingo, 17 de setembro de 2017

OITO CIDADES MOSTRAM AO BRASIL QUE É POSSÍVEL DESPOLUIR OS RIOS URBANOS

O crescimento desordenado das cidades, somado ao descaso do poder público e à falta de consciência da população, fazem com que boa parte dos rios urbanos do Brasil mais pareçam a extensão das lixeiras. A falta de tratamento de esgoto e o descarte de poluentes industriais são os grandes vilões para esse quadro.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

COMO RECONQUISTAR O DIREITO DE ENTENDER COMO AS COISAS FUNCIONAM

conserto eletrônicos café reparo funcionam direito

A normatização do reparo dá autonomia aos indivíduos. Só assim, qualquer pessoa interessada pode passar de consumidora passiva à construtora do seu próprio entorno
Sentia-se péssimo ao perceber que, embora viesse originalmente de um mundo com carros, computadores, balé e Armagnac, ele não sabia, por conta própria, como aquelas coisas funcionavam. Não era capaz de fazer nada daquilo. Sozinho, era incapaz de construir uma torradeira. O máximo que conseguia era fazer um sanduíche e olhe lá.” – Douglas Adams em “O Guia do Mochileiro das Galáxias”

FARMÁCIA DA MATA


Coleta do fruto da juçara: difusão de manejo sustentável


 

O extraordinário patrimônio natural contido na biodiversidade da Mata Atlântica já está sendo aproveitado por empresas brasileiras na fabricação de produtos como remédios e cosméticos.

Com seis grandes biomas – Floresta Amazônica, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampas –, o Brasil é o campeão mundial da biodiversidade. O país abriga 13% da vida do planeta e, segundo estimativas, é habitado por algo entre 170 mil e 210 mil espécies conhecidas de plantas, animais e microrganismos. Essa cifra pode chegar a dois milhões, afirmam alguns especialistas.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

RUMO AO FIM DA VIDA SELVAGEM?
 170821-Extinção

Não tema apenas pelas espécies “ameaçadas”. Populações da maioria dos vertebrados estão sendo drasticamente reduzidas, devido à ação humana. Leão é caso emblemático

Os seres humanos estão agora financiando a guerra contra a própria vida. Continuamos a destruir não apenas vidas individuais, populações locais e espécies inteiras em grande número, mas também os ecossistemas que tornam possível a vida na Terra. Ao fazer isso estamos acelerando o processo da sexta extinção em massa de espécies, na história do planeta, e virtualmente eliminando qualquer perspectiva de sobrevivência humana.

sábado, 9 de setembro de 2017

METADE DOS ÁTOMOS DO SEU CORPO VEIO DE OUTRAS GALÁXIAS

Metade dos átomos do seu corpo veio de outras galáxias

Poeira de galáxias

Sabendo que todos os átomos mais pesados - do hélio para cima na tabela periódica - são criados nas estrelas, costuma-se dizer que todos nós somos seres feitos de "poeira das estrelas".
Mas parece que nossos elementos constituintes - e de tudo o mais que conhecemos, inclusive da Terra - não vieram apenas de vizinhanças mais próximas.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

RELATÓRIO REVELA PRESENÇA DE 381 NOVAS ESPÉCIES NA AMAZÔNIA

A maior floresta tropical do planeta, a Amazônia, abriga uma enorme diversidade de fauna e flora. A dimensão é tão grande que nem todos animais e plantas são conhecidos.
Por isso, O WWF-Brasil em parceria com o Instituto Mamirauá, exploraram a região e encontraram 381 espécies antes desconhecidas. Os resultados foram divulgados no relatório “Atualização e Composição da lista Novas espécies de Vertebrados e Plantas na Amazônia (2014-2015)”. 
De acordo com as instituições, o número representa a descoberta de uma nova espécie a cada dois dias. Dentre elas 216 são plantas, 93 peixes, 32 anfíbios, 19 répteis, uma ave, 18 mamíferos e dois mamíferos fósseis. Abaixo, conheça alguns desses animais:

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

5 RECORDES PERTURBADORES QUE A TERRA QUEBROU EM 2016

 

Vários marcadores da "saúde" do clima global quebraram recordes no ano passado, em um sinal incontestável de que ele está mudando para valer e para a pior.

Glaciares em declínio, concentração recorde de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, temperaturas extremas, marés ameaçadoras… vários marcadores da “saúde” do clima planetário quebraram recordes no ano passado, em um sinal incontestável de que ele está mudando, e para a pior.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

DESSA ÁGUA BEBEREMOS

 

A escassez de água cada vez maior em vários lugares do mundo está tornando uma realidade o reaproveitamento desse líquido – inclusive o que passa pelos esgotos
Nada menos que dois terços da superfície terrestre são cobertos de água, o que a torna a substância mais comum do planeta. Isso poderia nos levar a supor que a escassez dela está longe de ser um problema e que jamais haveria a necessidade de reciclá-la e reusá-la. Não é bem assim, no entanto. Do volume total, apenas uma parte ínfima pode ser bebida ou consumida para outros fins pelo ser humano e demais seres vivos, pois 97% dele compõe os oceanos salgados. Dos 3% restantes, cerca de 70% estão na forma de gelo nos polos, nas geleiras e topos de montanhas; um pouco menos de 30% são subterrâneas; e apenas 0,3% está ao alcance fácil em rios e lagos.